“Two Eyes Staring” é o grande vencedor da 31.ª edição do Fantasporto, Festival Internacional de Cinema Fantástico, anunciou este sábado a organização. A película holandesa arrecadou também o Prémio de Melhor Argumento.

O filme, que nasceu de uma conversa de Elbert van Strien, o realizador, com o seu terapeuta, conta a história de uma mulher que recebe de herança a casa da mãe e, por isso, muda-se com a família da Holanda para a Bélgica. Já na nova residência, Lisa (interpretada por Isabelle Stokkel), uma menina de nove anos, descobre que a sua nova amiga é na verdade o fantasma da irmã gémea da mãe.

Domingo:

Grande Auditório:

15h00: “The Housemaid”
17h00: “La Herencia Valdemar II: La Sombra Prohibida”
19h00: “I Saw the Devil”
21h15: “Two Staring Eyes”
23h15: “A Serbian Film”

Pequeno Auditório:

15h15: “Carancho”
17h15: “Miyoko”
21h00: “Enemy at the Dead End”
23h00: “Bedevilled”

Já o Prémio Especial do Júri vai para “A Serbian Film”. O filme de Srdjan Spasojevic, marcado por diversas cenas de pedofilia e necrofilia, conquistou o interesse do júri pelo seu carácter chocante e violento.

Ainda na secção de cinema fantástico, a Melhor Curta-Metragem foi para “Brutal Relax”, do espanhol David Muñoz. Destacam-se também Axel Wedekind, em “Iron Doors”, e Seo Yeong-hie, em “Bedevilled”, que foram distinguidos com os prémios de Melhor Actor e Actriz, respectivamente.

Kim Jee-won levou para a Coreia do Sul o Prémio de Melhor Realização, com o filme “I Saw the Devil”. Este foi ainda considerado o Melhor Filme na secção Orient Express.

Na secção oficial da 21.ª Semana dos Realizadores, o Prémio Melhor Filme foi atribuído ao sul-coreano “Housemaid”, de Im Sang Soo. O thriller arrecadou também os prémios de Melhor Actor e Melhor Actriz. “Miyoko”, de Yoshifumi Tsubota, ganhou o Prémio Especial do Júri e ainda o de Melhor Argumento desta secção.

Os espectadores renderam-se ao filme francês “The Extraordinary Adventures of Adèle Blanc-Sec”, do realizador Luc Besson, que arrecadou o Prémio do Público.

O cinema português também esteve em alta com 90 filmes vistos pelo público do “Fantas”. A 31.ª edição do festival contou com 25 países participantes, dos quais o maior destaque vai para a Coreia do Sul, que venceu sete dos 18 prémios atribuídos. Consulte aqui a lista de prémios completa.

A homenagem deste ano vai para a Super Bock, pelos seus 25 anos a patrocinar o Fantasporto.
A cerimónia de entrega dos prémios realiza-se hoje, sábado, pelas 21h15, seguida da antestreia nacional do filme “Season of the Witch”. “Two Eyes Staring”, o grande vencedor, é exibido numa sessão especial hoje, sábado, às 00h15, e amanhã, domingo, tal como os restantes filmes distinguidos (ver caixa). Ainda hoje, a partir da meia-noite, começa o já habitual Baile dos Vampiros no Teatro Sá da Bandeira.

Artigo actualizado às 18h18