O dia 7 de Março de 1957 é um marco importante na história da televisão portuguesa. A RTP fez nessa data a primeira emissão regular, completando agora 54 anos de imagens.

Numa altura em que a estação estatal se encontra a reorganizar a direcção da informação, depois das saídas de José Alberto Carvalho e Judite de Sousa, a grelha da RTP Memória privilegia neste dia programas que relembram a história do canal público, como a reposição das galas dos quarenta e cinquenta anos da RTP.

Desde aquela quinta-feira de 1957, surgiram outros canais televisivos (além das estações de rádio) tutelados pela RTP, como o já referido RTP Memória , e ainda RTP 2, RTPN, entre outros. Destaque também para outros feitos da televisão estatal ao longo destes 54 anos, como a difusão além-fronteiras, através da RTP África e RTP Internacional.