Com a abertura do Centro de Diagnóstico e Tratamento de Doenças Oncológicas, o Hospital de Santa Maria passa a contar com diversos especialistas e com duas novas unidades específicas: a Unidade de Tratamento de Doenças da Mama e da Tiróide e a Unidade de Tratamento de Doenças Digestivas.

De acordo com critérios e protocolos estabelecidos internacionalmente, este centro permite a rápida realização de exames para realizar um diagnostico seguro em 48 horas, assim como a decisão do tratamento adequado à doença e o seu seguimento.

José Mesquita Montes, director clínico do Hospital de Santa Maria – Porto, explica, em comunicado de imprensa, que, para um utente com suspeita de doença oncológica, “é muito importante que tenha rapidamente um diagnóstico de certeza, uma avaliação para qual se utilizam vários exames cujos recursos estão concentrados neste hospital”.

O objectivo primordial da abertura deste centro é “constituir um centro de excelência e de referência no cuidado aos doentes oncológicos na região Norte”, salienta o director clínico do Hospital Santa Maria.