São cada vez mais, chegam de todo o mundo e são os responsáveis pelo novo recorde atingido pela Universidade do Porto (UP). São 2700 os estudantes estrangeiros que escolheram a Invicta para passar este ano lectivo, ou, pelo menos, um semestre completo. Quinhentos marcaram presença na sexta-feira na reitoria da UP, o local eleito para cerimónia de recepção, que serviu como primeira apresentação da cidade, da universidade e dos serviços de apoio aos estudantes.

A abrir o evento esteve António Marques, vice-reitor da UP, que desejou aos estudantes que fossem bem sucedidos e se integrassem da melhor forma. “É um estímulo importante para nós receber-vos”, concluiu.

Indianos, americanos, mongóis, letões e até um vietnamita. São várias as nacionalidades dos estudantes que chegam à UP através de programas internacionais de mobilidade. Como seria de esperar, a grande fatia dos alunos que marcaram presença na recepção são originários de países como Brasil, Espanha e República Checa.

Presentes na reitoria estiveram também Cristina Ferreira, coordenadora do programa Erasmus na instituição, e João Pereira, presidente da Erasmus Student Network (ESN) Porto, organismo que presentou os recém-chegados com imagens dos alunos estrangeiros que estiveram no Porto durante o primeiro semestre. “Espero que se juntem ao nosso projecto, dou-vos as boas-vindas e espero que gostem”, desejou o dirigente.

O ambiente foi de festa com a Tuna Masculina da Faculdade de Direito da Universidade do Porto a encerrar o evento. À saída os alunos de Erasmus puderam ainda saborear Vinho do Porto.