Comemora-se a 8 de Março um século sobre a celebração do Dia Internacional da Mulher. A data foi proclamada em 1911 e tem como objectivo homenagear 129 grevistas da fábrica Cotton, em Nova Iorque, assassinadas durante um ataque incendiário da polícia, a 8 de Março de 1857.

Desde então, a data proporciona, anualmente, eventos culturais e festivos que tentam promover a emancipação e igualdade social das mulheres. Contudo, apesar da importância histórica da data, a opinião acerca da necessidade da sua existência não é unânime entre o sexo feminino. O facto de haver um dia fixo para enaltecer o papel da mulher na sociedade faz com que surjam, muitas vezes, questões como: “Porquê um Dia Internacional da Mulher e não um Dia Internacional do Homem?”

Maria Adelaide Sá Marques, psicóloga há quase duas décadas, considera desnecessária a homenagem que se faz desde há um século, apesar de perceber o lado histórico da comemoração. Isto porque as diferenças existentes na época justificavam a criação do dia, que acabou por perder o sentido com o passar dos anos. “De facto, se lutamos pela igualdade, não deveria haver um dia da mulher”, afirma Maria Marques, que considera ainda que “uma data pré-definida não constitui uma mais valia para nenhuma mulher, actualmente”.

Pelo contrário, João Teixeira Lopes, sociólogo e docente na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), defende a continuação do Dia Internacional da Mulher como uma forma de chamar a atenção para uma situação bem actual. “Ainda hoje a mulher continua a ser vítima de maus tratos, violência doméstica e discriminação nos próprios salários”, justifica o sociólogo, acrescentando que se vive numa ordem masculina. “Enquanto estes problemas existirem, faz todo o sentido haver um Dia Internacional da Mulher. É uma homenagem às mulheres que lutaram e que ainda lutam”, entende.

A verdade é que muitas mulheres não fazem questão de celebrar o dia 8 de Março por considerarem que não precisam de um dia específico, de uma data pré-estabelecida para festejarem a sua condição. Estão certas de que o seu dia são todos os dias e de que a sociedade usa esta data porque ainda não se livrou totalmente de uma mentalidade machista.