“Informamos que o Cinema Nun’Álvares se encontra encerrado por tempo indeterminado”, é a mensagem que se pode ler no blogue da sala. No aviso pode, ainda, ler-se um pedido de desculpas por qualquer inconveniente causado pelo fecho.

Inaugurada em 1959, a sala de cinema esteve fechada durante dois anos, e reabriu em 2009 pelas mãos de Elias Macovela.

Com um investimento de 150 mil euros e sob a exploração da Malayka Cinemas, o Nun’Álvares voltou a abrir as portas ao cinema, apostando na projecção digital, no cinema 3D, nas parcerias com escolas e universidades, nos ciclos e festivais da sétima arte e tentando conciliar uma programação simultaneamente comercial e independente.

A reabertura do Nun’Álvares valeu ao empresário inúmeros elogios por parte da comunidade cinéfila portuense, que, nos últimos anos, viu fechar todos os cinemas de bairro da cidade, sendo o caso mais recente o dos cinemas do Bom Sucesso, encerrados em Junho do ano passado. O Nun’Álvares era a excepção, mas acabou por deixar de o ser.

O JPN tentou contactar o empresário Elias Macovela, sem obter resposta em tempo útil.