O Pherrugem é um bar no centro do Porto onde a música rock, indie e alternativa predominam. Renato Martins, um dos proprietários do espaço, considera que o que distingue o Pherrugem de outros bares é o facto de “estar aberto todos os dias do ano”. A quinta-feira é, sem dúvida, “o dia forte da semana”. O responsável pelo espaço situado perto do Teatro Carlos Alberto explica que isso se deve à enorme adesão que se verifica no dia. Ter “casa cheia” é algo que já é habitual às quintas no Pherrugem.

Noite do Porto

Quem gosta de sair à noite na Baixa pode sempre visitar o site Downtown Porto, onde encontra alternativas para a noite de quinta-feira.

Também situado na Baixa, na rua Cândido dos Reis, encontra-se o Plano B. Filipe Teixeira é um dos fundadores e que a mais-valia do espaço é a aposta numa “programação variada e noutras actividades para além da música”. As quintas no Plano B não são todas iguais. O espaço está agora numa “fase experimental”. As propostas dos músicos e os dj’s que vão tocar são os ingredientes que determinam como corre uma quinta-feira no Plano B.

Quinta-feira é a noite Low Cost no Twin’s Foz. Segundo o responsável António Félix, as noites são já uma “referência e fenómeno de lifestyle”. São disponibilizadas duas pistas de dança, onde a música varia entre géneros musicais muito específicos e a música electrónica. António considera que o que o distingue o Twin’s Foz é “a qualidade de serviço” de que dispõe, aliada à “simpatia e boa disposição” que “a equipa transmite” a todos os que frequentam o espaço.

A noite dos estudantes

Para além do leque de bares disponível na noite do Porto, também as associações de estudantes proporcionam uma quinta-feira diferente na vida dos académicos. Filipe Pinto é um dos frequentadores do FEUP Caffé. Aluno na Faculdade de Engenharia, afirma que vai quando tem companhia e principalmente pelo convívio. A aposta em noites temáticas, como a Festa do Semáforo, marca a diferença. Já o Churrasco da FAUP acontece mais esporadicamente. As noites temáticas são também uma marca. Momentos como o Carnaval são o pretexto para diversão sem limites.

Mas há também quem prefira outros locais. Inês Fernandes é estudante na Faculdade de Direito da Universidade do Porto (FDUP). Sai algumas vezes à quinta-feira e, dependendo da disposição, vai às Galerias de Paris, ao Espaço 77 ou a qualquer outro local onde haja “alguma festa de faculdade” cujo bilhete já tenha comprado “com antecedência”. Quando sai, procura ,essencialmente, “convívio e preços acessíveis”.

Já Luís Dias é estudante na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) e frequenta um pouco de tudo, desde Pop, Bela Cruz, Feedback e La Movida. Afirma que quase todos os seus locais de eleição passam “o mesmo tipo de música”. As razões principais das saídas à noite são “conhecer pessoas”, divertir-se, “dançar e passar bons momentos” com os amigos.