Agora é que é a sério. Ou pelo menos, mais a sério. Se os adeptos portugueses andam “tristes da vida” com as saudades de ver as suas equipas na mais prestigiada competição de futebol, a Liga dos Campeões, a partir desta quinta-feira podem ficar um pouco mais animados com a Liga Europa a aquecer.

Não admira que os aficionados lusos estranhem a competição menor da Uefa. A temporada internacional começou com Benfica e Braga na Champions, e o FC Porto é frequentador habitual da liga milionária. Com encarnados e arsenalistas relegados para a Liga Europa, e portistas na competição desde o playoff, a par do Sporting já eliminado, os jogos europeus foram passando sem despertar muito interesse. Apenas o FC Porto – Sevilha, digno de palcos maiores, trouxe mais entusiasmo por altura dos dezasseis-avos de final.

Até o facto de, nesta liga, existirem dezasseis-avos, afasta algum interesse da fase a eliminar. Mas agora chegam os oitavos-de-final. Algo que a Liga dos Campeões também tem. E nem que seja só pela visita do gigante Liverpool a Braga, as coisas tornam-se mais excitantes.

Sp. Braga – Liverpool (18h00)

Qualquer equipa no mundo que enfrentar o Liverpool e pretender vencer, deve ter como trunfo a motivação. Essa é, sem dúvida, uma carta com que Domingos Paciência conta para o jogo com os ingleses. A vitória sobre uma equipa que também equipa de vermelho (Benfica) ainda está fresca na memória dos jogadores bracarenses. O facto de o Braga ter derrotado uma equipa que vinha de 18 jogos seguidos a vencer e a praticar bom futebol, acrescido à experiência de já ter derrotado no Estádio AXA um dos grandes ingleses, o Arsenal (2 – 0), funcionam como catalisadores de confiança para os minhotos.

Ainda com alguns jogadores fatigados na equipa, Domingos deve apostar num sector avançado com Mossoró a distribuir jogo, depois de o brasileiro ter brilhado frente ao Benfica. Do lado do Liverpool, grandes ameaças vêm de Raul Meireles, em grande forma, e Kuyt, holandês que marcou recentemente três golos ao Manchester United para a liga inglesa.

CSKA Moscovo – FC Porto (18h00)

Nas quatro vezes que defrontou o CSKA, todas na Liga dos Campeões, o FC Porto nunca perdeu. Empatou os dois jogos em casa e, em Moscovo, venceu nas duas vezes. Bom presságio para os dragões. Se o mesmo tipo de resultado suceder desta vez (vitória fora, empate em casa), os portistas têm os quartos-de-final assegurados. Mas como Pinto da Costa já disse não “ler nas estrelas”, por certo que o FC Porto não vai confiar no passado e vai trabalhar para passar.

Para que isso aconteça, André Villas-Boas já conta com Hulk, numa equipa que não deverá fugir da sua constituição base. Apenas destaque para a entrada directa de Fucile à esquerda da defesa, para substituir o castigado (nas duas mãos) Álvaro Pereira. Dos moscovitas, o perigo vem, principalmente, de Honda, Dzagoev, Necid e Love.

Benfica – PSG (20h05)

Agora que o campeonato nacional se encontra mais longe, Jorge Jesus tem todas as razões para apostar na Liga Europa. O Paris Saint-Germain é o próximo adversário, bem qualificado no campeonato caseiro, o que não acontecia com o Estugarda, e terá em Luyindula uma seta apontada à defesa encarnada. O técnico benfiquista tem procurado gerir a fadiga física dos seus jogadores da melhor forma, com Salvio e Gaitán mais poupados nos últimos jogos, e espera contar com eles para resolver a eliminatória antes da visita a Paris.