Descobrir e explorar as múltiplas ligações entre a literatura e a ciência continua a ser o objectivo do clube de leitura FEUP, que tem o regresso marcado para sexta-feira, 11 de Março.

A iniciativa nasceu em 2010 e surgiu da vontade de incentivar os hábitos de leitura da comunidade académica. Com o intuito de ampliar as bases literárias dos estudantes, docentes e colaboradores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e, ao mesmo tempo, fomentar o debate sobre autores e obras literárias de valor histórico, científico e literário.

A abertura da 2.ª edição do Clube, a realizar no piso 1 da Biblioteca da FEUP, conta com António Coutinho, director do Instituto Gulbenkian de Ciência. “O percurso literário de um cientista” é o tema proposto pelo convidado para uma conversa onde a apresentação e moderação vai estar a cargo do director da FEUP, Sebastião Feyo de Azevedo.

Director do Instituto Gulbenkian de Ciência desde 1998, António Coutinho é licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (1970) e doutorado em Microbiologia Médica pelo Instituto Karolinska de Estocolmo (1974). Dirigiu o Serviço de Imunobiologia no Instituto Pasteur, em Paris.

O professor foi distinguido com a Ordem do Infante D. Henrique (Portugal) em 2003 e recebeu, ao longo da carreira, vários prémios, entre os quais o Prémio Universidade de Lisboa em 2007. António Coutinho figura, ainda, no ranking do “Science Citation Index” dos 100 cientistas mais influentes no mundo ao longo dos últimos vinte.