Durante três dias, o mercado da Trofa encheu-se de animais, máquinas, música e animação. Os visitantes, oriundos de várias partes do país, não perderam a oportunidade de ver a representação dos maiores expositores do sector agro-pecuário. Com a presença de várias individualidades como o director Regional de Agricultura e Pescas do Norte, António Ramalho, o evento contou com 180 expositores, tendo como objectivo mostrar as grandes potencialidades das raças de gado às máquinas agrícolas.

A Junta de Freguesia de S. Martinho de Bougado, presidida por José Sá, é a entidade organizadora, em parceria com a Câmara Municipal da Trofa. A organização garante que o número de expositores aumentou em relação à edição anterior, o que “revela o reconhecimento e o mérito que a feira alcançou”.

Joana Lima, presidente da Câmara Municipal, considera que a feira traz “desenvolvimento e notoriedade” ao concelho. “É, sem dúvida, um grande certame que leva bem longe o nome da Trofa, a nível nacional e internacional”, garante a presidente. “Esta edição, à semelhança dos anos anteriores, exibe o que temos de melhor neste vale agrícola e a componente equestre traz uma animação muito grande à feira”.

Os expositores, presentes durante o fim-de-semana alargado, reconhecem a oportunidade que a feira oferece. Elisabete Carneiro, responsável pela exposição de uma empresa na área de nutrição animal, considera importante a presença no evento, onde se encontram os principais clientes do sector. Desta forma, “é, sobretudo, um espaço de negócio”.

Concursos, folclore e fado

A Feira Anual, que arrancou dia 3 de Março, promove vários concursos na vertente pecuária e na vertente equestre. Para além disso, conta, também, com a actuação de grupos de dança, festivais de folclore, apresentação da nova época da Banda de Música da Trofa e a tradicional garraiada. Desta forma, a feira alia movimentos culturais do concelho à exposição agro-pecuária.

Um dos eventos mais emblemáticos foi a Gala da Confraria do Cavalo que decorreu no sábado à noite. No recinto, ouviu-se fado lusitano e música tradicional portuguesa, enquanto se assistia à exibição das coudelarias.

A organização começa, agora, a trabalhar na feira do próximo ano. Um dos objectivos da próxima edição será melhorar as acessibilidades ao mercado da Trofa. Além disso, o futuro da feira pode passar pela internacionalização.

No entanto, ainda pode assistir à corrida de cavalos que foi adiada para 10 de Abril e que decorrerá no antigo troço de caminhos-de-ferro da Trofa.