TED é um acrónimo para Tecnologia, Entretenimento e Design e o objectivo é a difusão de ideias novas e inspiradoras, através de conferências. Os oradores – que incluem músicos, filósofos, políticos, líderes religiosos, entre outros – têm, no máximo, 18 minutos para falar. A receita do sucesso destas conferências resulta da mistura do ritmo e da inovação, conjugada com os discursos de oradores rigorosamente seleccionados e com os vídeos difundidos na Internet.

Origem do TED

Estas conferências surgiram em 1984, pela mão de Richard Saul Wurman, sob o slogan “Ideas worth spreading”. Actualmente, a conferência anual do TED tem lugar na Califórnia e dura quatro dias. Por este evento já passaram nomes como Bill Gates, Al Gore e Gordon Brown. No final é atribuído um prémio ao orador com a ideia mais original. O vencedor da edição de 2010 foi o cozinheiro Jamie Olivier, que discursou sobre a sua intenção de ensinar as crianças a comer de forma saudável.

Em 2010, Manuel Forjaz consegue trazer para o Porto as TEDx, um programa de conferências locais e independentes, respeitando sempre os critérios e regulamentos do TED original.

Em declarações ao JPN, Manuel Forjaz realça o sucesso das conferências do ano passado, admitindo que “quando terminou, as pessoas não se levantaram dos lugares e fizeram logo a inscrição para a edição seguinte”.

Para o organizador, este evento é uma mais-valia, já que “consegue trazer à cidade vários estrangeiros que se interessam pela cultura portuense”. Neste âmbito local, “as TEDx ajudam as pessoas a lutarem pelos seus próprios ambientes”. Outra das características do TEDx é a escolha criteriosa da assistência, de modo a que seja variada e heterógenea. Apesar de cada participante pagar uma inscrição de cem euros, a organização espera casa cheia.

“Being Blue” é o tema deste ano, que Manuel Forjaz justifica como uma associação da cor azul a vários elementos da região, como o mar, o clima e o clube de futebol.

Nesta edição, as TEDx não se ficam apenas pela Casa da Música, no dia 21 de Março. Por toda a cidade vão estar espalhados speaker corners, uma espécie de púlpitos onde as pessoas poderão subir para discursar ao megafone. Segundo Manuel Forjaz, esta é uma forma de “chamar a atenção e criar um clima contagiante para o evento”. Os púlpitos serão instalados no Centro Comercial Bombarda (sábado, dia 12 de Março), na Rua Galeria de Paris e na Rua de Ceuta (sexta feira, dia 18 de Março) e na Rua de Santa Catarina, Avenida dos Aliados e Casa da Música (sábado, dia 19 de Março).