Teixeira dos Santos afirmou que as medidas de austeridade que o Governo tem vindo a implementar são para continuar. Após uma reunião em Bruxelas com os ministros das Finanças da Zona Euro, o ministro português garantiu que os protestos que recentemente ocorreram não o vão fazer recuar. “O Governo não pode vacilar”, entende.

Assim, Teixeira dos Santos afirma que o “Governo irá prosseguir com as políticas que entende que são necessárias para que Portugal possa enfrentar as dificuldades que a actual conjuntura económica e financeira impõe”. “O Governo fá-lo-á independentemente dos custos políticos e das expressões sociais que isso possa vir a originar”, explica.

O ministro das Finanças entende as dificuldades que as medidas de austeridade trazem, mas reitera que as mesmas são necessárias, apesar de “impopulares”. “Fazemo-lo tendo em conta o sentido de servir e defender o país”, diz, acrescentando que “é isso que importa neste momento”.

Nos últimos dias têm surgido vários protestos contra o Governo português e as medidas de austeridade aplicadas, como são exemplo a manifestação da chamada “Geração à Rasca” e a paralisação dos camionistas. Ainda na sexta-feira, 11 de Março, o Governo anunciou um novo pacote de medidas de austeridade, em prática até 2013.