Numa altura em que a evolução do turismo nacional apresenta, na sua maioria, valores negativos, o Norte do país rema no sentido oposto. Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que os desempenhos do Porto e do Norte se destacam pela positiva.

A actividade turística de Janeiro de 2011 na região Norte do país registou um crescimento de 4,7% no que toca a dormidas, face ao mesmo período de 2010. O valor representa 240 mil dormidas, por oposição ao decréscimo de 1,4% no registo nacional.

A taxa de ocupação registou, também, um aumento na ordem dos 0,7%. A secção do Porto e Norte apresentou, ainda, uma evolução positiva nos proveitos por aposento, que representaram 8 milhões de euros. O único resultado negativo da região registou-se ao nível dos proveitos totais, que decresceram 1,6%. Ainda assim, a prestação do Norte foi positiva, tendo em conta a média nacional.

O resto do país sofreu uma evolução negativa, com quebras de 5,2% nos proveitos por aposento e de 1,6% nos proveitos totais.