Os bastidores de produções animadas como “Morph”, “Ovelha Choné”, “Wallace e Gromit”, “A Fuga das Galinhas” e “Por Água Abaixo” são revelados na Galeria Solar. Há esquissos e peças em plasticina para apreciar no espaço vila-condense. Nuno Rodrigues, da organização das Curtas Metragens, afirma que esta exposição tem, sobretudo, “um objectivo didáctico que passa por explicar aos mais novos como estas coisas são feitas”.

Conhecido pelos seus desenhos em plasticina, o Mundo Aardman é um dos mais importantes estúdios de cinema de animação, tendo já sido premiado com quatro Óscares da Academia. ANIMAR SEIS é o nome da iniciativa das Curtas Metragens de Vila do Conde que, ao longo de várias salas da Galeria Solar, demonstra as várias fases do processo de produção cinematográfico.

As produções animadas da Aardman são, na sua maioria, feitas em pasta de plasticina. Nuno Rodrigues explica como se constrói uma personagem como a Ovelha Choné, dizendo que “quase tudo é feito em plasticina assente numa estrutura metálica, inspirada no corpo humano para que os desenhos se possam movimentar”.

A sexta edição do ANIMAR está inserido no Projecto Estaleiro. Para além da exposição, os visitantes podem realizar visitas guiadas, participar em ateliers de pixilação e de construção de brinquedos ópticos, bem como assistir a sessões de cinema.

A exposição tem entrada livre e está patente até 5 de Junho. De terça a sexta-feira a Galeria Solar abre das 14h30 às 18h00 e, ao fim-de-semana, das 10h30 às 12h30 e das 14h30 às 18h00.