O Ano Europeu do Voluntariado (AEV) tem como objectivo valorizar os esforços da comunidade e criar condições favoráveis ao voluntariado na União Europeia. A principal intenção da Comissão Europeia, da Comissão Nacional de Acompanhamento do AEV-2011 e do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado é dar a conhecer os rostos dos mais de mil voluntários portugueses.

Com a mensagem “Sê voluntário! Faz a diferença”, a Comissão Europeia lança o mote para mobilizar a comunidade para ajudar quem precisa. O Ano Europeu do Voluntariado procura, assim, promover cidadãos activos e envolvidos na sociedade em que se inserem.

De 19 a 22 de Março, a Estação de Metro de São Bento, no Porto, recebe o Ano Europeu do Voluntariado. Os stands vão funcionar entre as 12h00 e as 20h00, com animação e palestras. No sábado, o Cortejo da Primavera marca a abertura do evento. A marcha começa na Praça da República, pelas 16h00, e termina na Praça Almeida Garrett.

A organização está a cargo da Federação das Colectividades do Distrito do Porto, do Clube Fenianos Portuenses e da Federação das Colectividades do concelho de Santa Maria da Feira.