Scott Parazynski, ex-astronauta da NASA, está de visita a Portugal. Convidado pela Faculdade de Ciências da UP (FCUP), o também físico deu uma palestra onde contou as suas experiências como viajante espacial e respondeu a perguntas da comunidade académica.

As histórias únicas deste ex-astronauta levaram mais de 300 pessoas ao Anfiteatro 1 do Departamento de Ciência de Computadores da FCUP, para assistir à palestra “Viagens no Espaço”.

Mais tarde, Scott Parazynski, que ainda trabalha na NASA como médico e físico, falou com os jornalistas. O antigo astronauta destaca que, durante as viagens espaciais, apesar das tarefas definidas, também há tempo para “olhar pela janela” e aproveitar o momento.

Das incríveis experiências e caminhadas no Espaço, o ex-astronauta destaca, sobretudo, a viagem que fez com o seu companheiro John Glenn, o primeiro astronauta norte-americano a entrar na órbita terrestre. Elogia, também, as equipas de viagem, que quase se tornaram uma segunda família.

Caminhar no Espaço e escalar montanhas

A situação mais difícil que enfrentou foi a reparação dos painéis solares danificados da Estação Espacial Internacional, um momento que descreve como sendo quase “um momento do género do Apolo 13”.

No entanto, este membro da NASA garante que há coisas mais difíceis. Além de ter tido uma vista privilegiada do planeta Terra nas suas cinco viagens ao Espaço, Scott Parazynski, de 49 anos, também teve o privilégio de observar as paisagens do topo do monte Everest, sendo o único astronauta a ter escalado o Everest. Lembra que a façanha é mais difícil do que qualquer viagem feita ao Espaço. Mesmo assim, Scott Parazynski compara as caminhadas no Espaço com escalar uma montanha.

Virado para o futuro, o ex-astronauta entende que as simulações espaciais têm evoluído em grande escala, graças ao desenvolvimento tecnológico, que contribuiu, igualmente, para o surgimento da realidade virtual. Parazynski considera, igualmente, que as viagens espaciais vão tornar-se mais comerciais e mais acessíveis ao público em geral.

Scott Parazynski despediu-se das estrelas e da vida de astronauta em Outubro de 2007. Quer para aqueles que querem enveredar pela área espacial, ou para os que escolham outra profissão, aconselha a especialização nas áreas da matemática e da ciência, a linguagem do futuro.