João Nuno Pinto realiza filmes há vários anos. “América” é a sua primeira grande metragem que lhe conferiu o prémio de melhor realizador na 15.ª edição do Festival Internacional de Cinema em Sófia, Bulgária, que decorreu de 4 a 13 de Março.

“América” é caracterizado pela grande variedade de idiomas que, segundo o realizador premiado, é a “Torre de Babel” da longa metragem. “A confusão de línguas faz parte da dinâmica do filme”, explica.

O realizador de “América” vê o seu trabalho compensado com este prémio da sétima arte. “É importante ver o meu trabalho reconhecido por colegas da profissão e perceber que tem uma voz dentro do mundo do cinema”, explica o premiado.

“América” é um retrato social de Portugal através da imigração. A actriz russa Chulpan Khamatova é imigrante e casada com um vigarista português. Para o realizador, o filme centra-se na imigração como “uma promessa de uma vida melhor”.

João Nuno Pinto, a escritora Luísa Costa Gomes e a argumentista brasileira Melany Dimantas fazem parte do argumento do filme premiado. No elenco, podemos ver actores como Fernando Luís, Ivo Canelas, Raul Solnado, Dinarte Branco e a actriz russa conhecida pela sua participação no filme “Good-bye Lenin”, Chulpan Khamatova.

Depois do prémio atribuído na Bulgária, “América” tem estreia marcada no Indie Lisboa e marcará presença nas salas de cinema portuguesas a partir de 19 de Maio.

Notícia corrigida às 17h39 do dia 18 de Março de 2011