A ideia de tornar o Dia do Estudante, 24 de Março, num dia de luta nacional surge por parte da Delegação Nacional de Associação de Estudantes do Ensino Básico e Secundário.

Segundo Luís Encarnação, da delegação, os motivos do protesto são “muito variados”, tendo como grande bandeira a “continuação de uma escola pública gratuita” e “de qualidade”. Em casos mais concretos, os manifestantes dizem “não” aos exames nacionais, às aulas de substituição, à privatização do ensino. No fundo, defendem uma escola “igual para todos”.

Luís Encarnação encontra “algumas semelhanças” com as reivindicações da “Geração à Rasca”, mas afirma que a manifestação de 24 de Março é “só direccionada para os estudantes”. Neste sentido, encontra-se num “contexto completamente diferente”.

Luís Encarnação ainda que a manifestação já estava marcada antes da “Geração à Rasca” e tinha, inclusive, sido emitido um comunicado a 24 de Fevereiro.