Foi em Março de 2004 que se iniciou o trabalho no jornal online da Licenciatura em Ciências da Comunicação da Universidade do Porto. Com isso, iniciava-se, também, a primeira aventura de vários jovens no jornalismo, sempre rodeados de pessoas e profissionais experientes na área. Os anos passaram e o JPN foi acompanhando a par e passo os grandes acontecimentos. Agora, passados sete anos, e com um grande arquivo construído, destacamos algumas das peças mais visitadas.

Em 2010, o Passeio Marítimo de Algés foi o “lugar” mais frequentado pelos visitantes do jornal online, tudo por culpa do Optimus Alive!10. A presença do JPN em Algés fez com que várias peças sobre o festival fossem produzidas. As reportagens in loco de cada concerto, aliadas às várias fotografias com que eram complementadas, atraíram muitas visitas a uma cobertura que se manteve regular durante os três dias de música.

Outros temas culturais marcam, também, presença no lote de peças mais visitadas do JPN, mas sempre com um denominador em comum: o Porto. A requalificação do Museu do Carro Eléctrico e o encerramento das salas de cinema Medeia Filmes do Shopping Cidade do Porto foram temas que despertaram a atenção dos cibernautas.

Além da vertente multimédia, o JPN dá espaço a tipos únicos de produção jornalística, como é o caso da televisão e do vídeo. O noticiário de Junho de 2010, sobre várias formas de voluntariado, chamou muitos visitantes a ver que tipos de ajuda se pode prestar a pessoas mais carenciadas.

Sete anos de momentos

Em 2006, e ainda com o “layout” antigo, outro assunto assume destaque. Acompanhando o processo eleitoral da Universidade do Porto (UP), o JPN produziu um noticiário em que se abordam as expectativas para o mandato e um artigo de áudio em que dois dos candidatos a reitor debatem as suas políticas para a instituição.

A Queima das Fitas é outro dos assuntos incontornáveis no JPN. Todos os anos, o JPN acompanha a festa dos estudantes.

Ao longo destes sete anos de percurso, o JPN também foi acumulando prémios. Em 2008, e com uma reportagem sobre a prostituição no Porto, o JPN ganhou o seu primeiro prémio de Ciberjornalismo Académico. Este não seria, no entanto, o último. Pelo contrário. No ano seguinte, o JPN voltou a vencer o mesmo prémio, desta feita com a reportagem “Porto à Deriva”. Finalmente, o “hat-trick” de prémios foi conseguido com um trabalho sobre o Morro da Sé, em 2010.