Os sócios do Sporting vão na sexta-feira a votos. Depois da demissão de José Eduardo Bettencourt, nomes e propostas vão correndo pelos órgãos de comunicação social. São cinco candidatos, mas só um deles será o próximo presidente do Sporting Clube de Portugal.

Lista A: Godinho Lopes

O antigo vice-presidente do Sporting vai apresentar um investimento estrangeiro na ordem dos cem milhões de euros. Já tem treinador confirmado: Domingos Paciência, que pode vir a trocar o Sp. Braga por Alvalade. Não se pode dizer, no entanto, que a imagem de Paciência seja muito bem-vinda, já que ainda é constantemente associada ao rival F.C. Porto. Ao nível de novas contratações, Garay (Real Madrid), Hugo Almeida (Besiktas) ou ainda Rodriguez (Sp. Braga) são possíveis nomes para reforçar o plantel leonino.

Contra o candidato, está a imagem veiculada pelos outros concorrentes de “lista da continuidade”, alimentada pelo apoio do antigo homem forte do Sporting, José Roquette.

Lista B: Pedro Baltazar

Para Pedro Baltazar, a solução para a crise do Sporting passa por construir uma equipa competitiva, mas com um extremo cuidado com os custos. O ex-administrador da SAD leonina apresenta um orçamento de 15 milhões de euros e tem como objectivo principal o título de campeão nacional na próxima temporada ou, no mínimo, o acesso à Liga dos Campeões.

Zico é a preferência para o cargo de treinador. Quanto ao plantel, já há nomes lançados como Adriano (ex-Roma) ou Garay, também aposta do candidato Godinho Lopes. As negociações com o Real Madrid para adquirir Pedro León já estão bem avançadas.

Lista C: Bruno de Carvalho

O candidato mais jovem à presidência do Sporting tem apenas 39 anos. Encabeça uma lista, no mínimo, polémica e com muitos pontos de interrogação. Decidido a “romper” com o que já foi feito no clube, propõe um fundo russo de 50 milhões de euros, mas não explica a proveniência do orçamento.

O treinador de Bruno de Carvalho, em caso de vitória, será Marco Van Basten, que vai assinar um contrato de duas épocas, com uma de opção. Quanto a jogadores, Carvalho não promete nada, mas nomes como Vagner Love (CSKA Moscovo), Alex Teixeira (Shakhtar Donetsk) e Rodríguez (Sp. Braga) estão em cima da mesa.

Lista D: Dias Ferreira

O grande trunfo de Dias Ferreira prende-se com a escolha para o cargo de director-geral: Paulo Futre. O n.º 2 da lista está actualmente à procura de jogadores, que ainda podem ser anunciados até às eleições. Com um orçamento a rondar os cem milhões, não divulgou a identidade, nem a proveniência dos investidores.

O ex-presidente da mesa da Assembleia-Geral de Bettencourt realça a importância do regresso de velhas glórias ao clube: escolheu como treinador Frank Rijkaard e pensou em Oceano para adjunto. O candidato pretende apostar no plano desportivo, porque o sucesso neste ramo é considerado a solução para os problemas financeiros do clube de Alvalade.

Lista E: Abrantes Mendes

O último candidato a anunciar ir a votos já concorreu há cinco anos contra Soares Franco. Com um orçamento entre os dez e os quinze milhões, promete rigor e contenção orçamental. Os projectos passam pela Academia e sua possível deslocação para a Portela (caso o Aeroporto de Lisboa se mude), construindo, assim, uma “cidade desportiva”. Outro objectivo é a expansão da Academia para outros continentes, nomeadamente para África e América.

Como treinador, surgiu o nome de Krassimir Balakov, a antiga glória do clube. José Couceiro poderá ficar com o cargo de director desportivo.

Nove temporadas de “jejum”

O desafio é grande: reerguer o Sporting desportiva e financeiramente. Lembre-se que o título de campeão nacional foge aos “leões” desde a época 2001/2002, com a equipa comandada por Laszlo Bölöni, acrescentando a este facto um passivo que ronda os 320 milhões de euros.