O teclado é o ponto de partida para dar forma a pensamentos críticos e ideias inovadoras. Um movimento informal de cidadãos utiliza a Internet como plataforma de comunicação entre pessoas e movimentos cívicos dedicados às cidades. O objectivo é incentivar a reflexão crítica sobre o papel da cidade e apresentar soluções para o seu desenvolvimento e organização.

O projecto chama-se “Cidades pela retoma” e surgiu em 2010 pelas mãos de José Carlos Mota, um académico da Universidade de Aveiro. No Porto, Miguel Barbot é um dos membros mais activos do movimento. “O que se pensou fazer foi criar um ponto de pensamento comum entre todos para ajudar à resolução da crise”, explica ao JPN.

Três propostas de Miguel Barbot para a cidade do Porto

  • Criação de mecanismos de apoio ao investimento e ao empreendedorismo de uma forma eficaz ao nível de licenciamento, de incentivos, de consultadoria, etc.
  • Repensar a mobilidade, pois as cidades estão cada vez menos preparadas para os carros.
  • Apostar na reabilitação urbana, em termos de habitação, comércio e turismo.
  • Algumas das discussões nas redes sociais já tiveram efeitos práticos. Miguel Barbot tem um blogue sobre mobilidade nas cidades, através do qual foi contactado por um membro da Federação Internacional de Pedestres que lhe forneceu um estudo sobre a relação dos peões com os automóveis na cidade do Porto.”Através do blogue consegui ter um contacto com uma pessoa que vai ajudar a minha cidade a resolver um problema”, acredita.

    Porém, na opinião de Miguel Barbot, os decisores políticos vão ser os últimos a dar atenção ao projecto. Porquê? Porque estes “movimentos são sempre olhados com desconfiança” e “a classe política é conservadora por natureza”. “Primeiro, vão ver o que é isto e só depois é que vão entrar em jogo”, entende. De qualquer das maneiras, o projecto está, para já, mais concentrado na sociedade civil.

    Mapear os blogues sobre as cidades

    Aproveitando o mote do “Ano Europeu do Voluntariado para promover a cidadania activa”, o movimento “Cidades pela retoma” está a desenvolver um projecto de mapeamento de blogues e sites que abordem a temática das ruas, bairros, vilas ou cidades. O desafio foi lançado e tem tido uma adesão crescente.

    “Ao mapearmos os blogues estamos a construir uma rede. Essa rede depois terá que conversar e vai ter que sair para o exterior com ideias e coisas concretas”, explica Miguel Barbot. Para incluir um blogue no mapa, basta enviar um e-mail aos promotores do movimento.
    A proposta foi, também, apresentada ao painel Democracia do Movimento Milénio, promovido pelo Expresso e pelo Millennium.

    O projecto já ultrapassou as fronteiras nacionais e tem recebido sugestões de países como Brasil, Reino Unido e Espanha. Como tal, o movimento “Cidades pela Retoma” está a fazer convites a académicos com credibilidade e experiência para serem embaixadores do projecto em diversas áreas do mundo.

    Novo evento no final de Março

    Em Outubro do ano passado foi realizado o primeiro evento organizado pelo movimento “Cidades pela retoma”, na cidade do Porto. O segundo está já marcado para o final de Março, conforme adiantou Miguel Barbot. “Enquanto o primeiro tinha um enquadramento mais teórico, neste segundo vamos falar de coisas concretas ao nível do empreendedorismo” com a apresentação de projectos para a cidade. Os contactos para os oradores do evento ainda estão a ser feitos. Sabe-se apenas que incluem pessoas nas áreas das indústrias criativas, novos media e cultura urbana.

    Na mesma altura vai ser apresentado outro projecto, “um documento com ideias concretas de fácil implementação”, caso “haja vontade política”, explica. Miguel Barbot não quis revelar as ideias, deixando a sua divulgação para o evento.Está também a ser preparado um terceiro evento dedicado à mobilidade nas cidades.