Ocupado em 2001, o Centro Português de Fotografia (CPF) tem por objectivo garantir a conservação, valorização e protecção do património fotográfico. Actualmente, no piso térreo do CPF está patente a “exposição” “Por Terras de Sol e Dor”, de Mário João Mesquita, que contempla um registo documental sobre a região do Vale do Douro.

O Museu dos Transportes e Comunicações, sedeado no Edifício da Alfândega Nova do Porto, pretende divulgar a história dos transportes e dos diversos meios de comunicação. Recebe exposições, mostras e feiras e, até este sábado, acolhe o Portugal Fashion, um dos maiores acontecimentos de moda do país.

Entidades e edifícios referenciados

O JPN dividiu os 30 edifícios e entidades que participam no Dia Nacional dos Centros Históricos, nas áreas de Religião, Cultura, Lazer, História e Património, Ensino e Solidariedade.

No Clube literário do Porto, também na Rua Nova da Alfândega, existem duas galerias de arte, uma livraria, um piano-bar e um auditório equipado para conferências e cinemateca. No número 22, os espaços são polivalentes e transformam-se tendo em conta o fim a que se destinam. O clube tem sido um local de artistas e pensadores.

Abriu ao público em 2000, no ano das comemorações dos 150 anos de Guerra Junqueiro. Na FundaçãoMaria Isabel Guerra Junqueiro e Luís de Mesquita Carvalho, está presente a colecção de arte do poeta.

Em 2010, o Hard Club chegou ao Mercado Ferreira Borges. O edifício, classificado como Património da Humanidade, foi transformado numa sala de espectáculos, albergando também outros eventos.

O DepartamentoMunicipal de Museus e Património Cultural, na Rua de Entre Quintas, tem como principal objectivo a defesa e divulgação do património histórico e cultural da cidade.