A fundação da Santa Casa da Misericórdia do Porto, instituição de assistência social, remonta a 1499. O número de estabelecimentos e utentes, o património e a história fazem desta uma das mais antigas e mais importantes misericórdias do país.

A Santa Casada Misericórdia do Porto, situada no número 15 da Rua das Flores, actua nas áreas de Bem-estar e Ambiente, Culto e Cultura, Educação, Ensino Especial, Intervenção Social e Juventude, Projectos Especiais e Saúde.

Entidades e edifícios referenciados

O JPN dividiu os 30 edifícios e entidades que participam no Dia Nacional dos Centros Históricos, nas áreas de Religião, Cultura, Lazer, História e Património, Ensino e Solidariedade.

Outra das Instituições de solidariedade é o S.A.O.M. (Serviços de Assistência Organizações de Maria), fundado em 1984. É uma Instituição Particular de Solidariedade Social que tem como missão apoiar a população carenciada, nomeadamente idosos e sem-abrigo. O S.A.O.M dispõe de um centro de dia, serviço de apoio domiciliário, lavandaria e balneário comunitário.

O seu palco de acção reside na prevenção, redução de riscos, formação e reinserção da população em risco de exclusão social, promovendo estratégias capazes de melhorar a qualidade de vida das pessoas. O Antigo Clube Inglês ocupa o número 11 da Rua das Virtudes.