A Associaçao de Ludotecas do Porto pretende desenvolver modalidades de intervenção ligadas à animação de imagens e tem como público-alvo tanto as crianças e jovens, como os adultos. Tem como objectivo sensibilizar as pessoas para o facto de que o jogo é algo essencial à vida e pode ser visto como meio de educação e formação.

A Douro Acima nasceu em 1997 e organiza circuitos turísticos em quatro pontos do país: Lisboa, Porto, Aveiro e Funchal. No Porto, organiza cruzeiros pelo rio Douro e visitas à cidade em autocarros panorâmicos. Conta ainda com três restaurantes típicos no Porto.

Entidades e edifícios referenciados

O JPN dividiu os 30 edifícios e entidades que participam no Dia Nacional dos Centros Históricos, nas áreas de Religião, Cultura, Lazer, História e Património, Ensino e Solidariedade.

A Douro Azul permite experimentar diversas actividades, tais como viagens pelo Douro, semanais ou diários, de barco rabelo ou cruzeiro, viagens de helicóptero e passeios de iate. Tem ainda parcerias com outras entidades para que os interessados possam conhecer diversos locais com o mesmo passe.

A City Train proporciona viagens pelo Douro, através de cruzeiros e visitas pela cidade, no Porto City Train. A empresa foi criada em 2004 por dois amigos, devido à inexistência de uma empresa deste género na cidade.

A Rota do Douro tem, também, um serviço de cruzeiros pelo rio, com vários tipos de barcos, desde os típicos rabelos aos modernos cruzeiros.

A Blue Dragon permite visitar a cidade a pé, de bicicleta ou de segway. O objectivo é proporcionar visitas dinâmicas e divertidas, explicando não só a história da cidade, mas também curiosidades, como o número de azulejos que a estação de S. Bento tem ou o local onde fica a casa mais estreita do Porto.