O Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, vai receber este sábado, pelas 20h45, um jogo digno de um Mundial de futebol: Portugal – Chile. Europa frente à América do Sul. Contudo, quem for a Leiria não vai assistir a nenhuma partida que valha pontos para o Mundial, nem sequer para a fase de qualificação, porque se trata de um jogo particular.

A Selecção Nacional aproveita a paragem nos campeonatos de clubes, e o seu calendário sem jogos oficiais para a fase de qualificação para o Europeu de 2012 (só joga em Junho), para afinar a “máquina” frente aos chilenos. Mas o facto de se tratar de um jogo amigável nada quer dizer. Como qualquer português que se preze, que nem a feijões gosta de perder, por certo que a Selecção vai entrar em campo com a vontade de vencer e dar continuidade aos bons resultados alcançados na era “Paulo Bento”. Nem que seja só para “vingar” a derrota, em Fevereiro, frente a outros sul-americanos: os argentinos.

Até lá, Portugal tinha alcançado excelentes resultados, quer em jogos oficiais (contra a Dinamarca e Islândia, ambos por 3 – 1), como no jogo particular frente à campeã da Mundo e da Europa, a Espanha, em que venceu por 4 – 0 numa exibição de luxo. Depois foi a história que se conhece: Fevereiro, Genebra (Suíça), Portugal vs Argentina, Ronaldo vs Messi, vitória para os alvi-celestes por 2- 1. Todo este cenário tirou um pouco de alegria ao percurso positivo de Paulo Bento.

Agora, frente ao Chile, Cristiano Ronaldo não vai jogar, devido a lesão, mas do lado sul-americano vai permanecer uma recordação da Argentina. Isto porque Cláudio Borghi, seleccionador do Chile, é argentino. No comando da equipa há pouco tempo, tem fama de brincalhão, mas não se espera que jogar “a brincar”. Borghi convocou várias das suas “estrelas” que prometem levar perigo à baliza portuguesa, como Matías Fernández (Sporting), Alexis Sánchez (Udinese), Arturo Vidal (Bayer Leverkusen) ou Pinilla (Palermo). Este último, que já jogou no Sporting, ainda está em dúvida devido a lesão, mas pode mesmo defrontar Portugal.

Paulo Bento não conta com Ronaldo, mas tem outras opções que garantem uma equipa competitiva e sempre perigosa. Desta vez, tem Varela (FC Porto), que depois de várias ausências nas concentrações por causa de mazelas físicas, está às ordens de Bento. Mas também há Ricardo Quaresma, que pode fazer companhia no tridente ofensivo ao “inquestionável” Nani, e a Hugo Almeida ou Postiga.

No meio-campo podem jogar os três “M”: Carlos Martins, João Moutinho e Raúl Meireles. Para a zona central da defesa pode voltar a dupla “merengue”: Ricardo Carvalho e Pepe. Ainda assim, não devem jogar o tempo todo, porque se adivinha que José Mourinho tenha dado uma “palavra” a Paulo Bento, a fim de que os seus jogadores voltem a Madrid em boa forma para enfrentar o último “sprint” da temporada, com vários jogos frente ao Barcelona em perspectiva.

Estes parecem ser os pontos mais fortes desta selecção que vai jogar frente ao Chile com mais um conforto para Mourinho: Ronaldo vai ser poupado, para que possa chegar à melhor forma, depois de uma lesão que sofreu em Espanha. Boa notícia para Mourinho, má notícia para quem vai a Leiria, já que não estará lá um dos melhores jogadores do Mundo.