A Amazon lança, esta terça-feira, um novo serviço que permite aos clientes armazenar e reproduzir música em qualquer dispositivo Android, Windows e Apple de forma segura, recorrendo à introdução do Amazon Cloud Drive e o Amazon Cloud Player.

Contudo, o serviço está disponível, para já, apenas nos EUA, esperando-se que seja disponibilizado para outros países em breve.

Segundo a agência Reuters, a Amazon garantiu que os clientes terão inicialmente 5GB de armazenamento gratuito disponível que, a longo prazo, pode aumentar para 20 GB com a compra de qualquer álbum de MP3. No entanto, as músicas compradas através deste serviço não contam para o espaço oferecido, ou seja, o armazenamento disponibilizado serve para os utilizadores carregarem músicas que já possuem.

A iniciativa da Amazon é mais um sinal da intensificação da competição entre empresas de tecnologia de primeira categoria para oferecer conteúdo de entretenimento na internet.

O Amazon Cloud Service permite aos utilizadores armazenar de forma segura conteúdos musicais nos servidores web da empresa, em vez de estes serem armazenados em discos rígidos locais, um tipo de tecnologia conhecido como “cloud computing” ou “computação em nuvem”.