São dez anos de muita cultura. O quarto andar do número 178 da Rua Passos Manuel recebeu 1600 concertos, 200 performances, 160 exposições, centenas de DJ’s e videoprojecções. O projecto Maus Hábitos comemora o seu 10.º aniversário com concertos, feiras e exposições de 1 a 3 e no dia 6 de Abril.

“Foram milhares e milhares de artistas que passaram cá ao longo de 10 anos. Muitos dos músicos e artistas que cá passaram deram cá os seus primeiros concertos e estão agora a lançar as suas obras”, afirma Daniel Pires, responsável do espaço.

O Maus Hábitos não é um espaço convencional. Não se trata de uma galeria de arte nem de uma sala de espectáculos, mas de um prédio antigo na Baixa do Porto. “Dez anos passaram rápido. Foram dez anos intensos numa cidade adormecida que rapidamente despertou para as actividades que começámos a implementar”, explica Daniel.

“Ainda falta fazer muita coisa. O espaço tem que ser permanentemente reabilitado, temos espaço para desenvolver novos projectos e novas parcerias. Estamos inscritos numa região bastante forte culturalmente, mas poderíamos desenvolver projectos lá fora”, explica Daniel.

“Nós somos os pais de todas os artistas que vamos apresentar. No fundo, esta é uma programação de amigos para amigos e de artistas da cidade para a cidade”, explica o responsável do espaço Maus Hábitos.

O programa comemorativo do 10.º aniversário conta, esta sexta-feira, com a exposição de Jorge Santos, “Walking Up that Hill”, e o espectáculo dos Dealema “Showcase”. A 2 de Abril, sábado, o Coliseu do Porto e a Garagem Passos Manuel promovem um “Flea Market” e a Feira do Jeco, com entrada livre, e, à noite, o concerto de HHY & The Macumbas. A 6 de Abril, Pedro Abrunhosa, Blind Zero, Ugia Pedreira, Fred Martins, Rui Reininho e Paulo Praça actuam no Coliseu do Porto, pelas 21h30. No domingo, o salão ático do Coliseu recebe um concerto de Olvs Big Bang + Lindy Hop.