A Feira de Emprego é organizada, anualmente, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e tem como objectivo “dar resposta às solicitações das empresas que, ao longo do ano, têm contactado e solicitado recrutamento dos nossos estudantes e diplomados”. Ajudar os estudantes “a prepararem-se melhor para a entrada no mercado de trabalho” é, segunda Fernanda Correia, da comissão organizadora do evento, outro dos objectivos da FEUP First-Job.

“Liderança, motivação, inteligência emocional, tudo competências que são valorizadas no mercado de trabalho” são características que a faculdade pretende incutir nos estudantes de engenharia.

Este ano, cerca de 50 empresas nacionais e internacionais participam na Feira de Emprego. A nível internacional, a feira conta com empresas como a Tamtam ou a Fraunhofer. Portugal é representado por empresas como Galp ou PT. Há também empresas ligadas à bioengenharia visto que, pela primeira vez, serão lançados para o mercado de trabalho estudantes desta área.

O programa integra “chat rooms”, onde são apresentadas as empresas participantes, “Quick Job Hunting”, para a realização de entrevistas de recrutamento e workshops. Antigos estudantes que desenvolveram novos projectos vão ainda participar em conferências. Há ainda o Espaço Empresas, onde cada um dos participantes tem o seu próprio stand. De forma a esclarecer dúvidas sobre a vida profissional, a feira possui um Stand Carreira, acompanhado por profissionais de recrutamento e selecção.

Fernanda Correia admite que os estudantes de engenharia mostram um interesse cada vez maior em iniciativas ligadas ao mercado de trabalho e afirma que o número de participantes tem vindo a aumentar. Se, em 2010, este mesmo evento teve a participação de 500 estudantes, este ano o número sobe para mais de 600 inscrições.

Ao longo do ano, a FEUP organiza um conjunto de iniciativas ligadas ao mercado de trabalho, realizadas de acordo com as sugestões dos estudantes e que pretendem ir “ao encontro das suas expectativas e das suas necessidades”.