A 3.ª edição da Feira Internacional do Desenho FID 2011, a realizar-se na Cité International des Arts, em Paris, entre os dias 31 de Março e 3 de Abril, vai ter a participação de quatro estudantes da Universidade do Porto (UP). David Penela, da Faculdade de Belas Artes (FBAUP), foi o único que foi seleccionado pelo júri, sendo que os restantes, estudantes da Faculdade de Arquitectura (FAUP), foram repescados numa votação na rede social Facebook.

O conceito da FID permite aos estudantes mostrarem as suas obras e terem contacto com coleccionadores, galeristas e outros agentes da cultura. Na mesma semana do Salon du Dessin de Paris, os jovens desenhadores podem aproveitar a oportunidade para ter um primeiro contacto com o mercado da Arte Contemporânea.

Em declarações ao JPN, o professor da FBAUP Jorge Marques salienta a importância de tal evento, pois a presença dos estudantes “projecta a UP num contexto internacional”. Para os representantes, a oportunidade é única, já que o prémio consiste na “exposição das obras em países como França e Bélgica, com uma forte legitimidade no mundo do desenho”, elucida.

A selecção dos concorrentes foi feita por um júri composto por críticos e professores das maiores escolas de arte a nível internacional, explica Jorge Marques. Nesta edição, a FID conta com cem estudantes de 14 países europeus, numa mostra de dez mil desenhos.

A FBAUP é, nesta edição, parceira da feira internacional, assim como algumas principais escolas de arte europeias, entre as quais as de Paris, Londres e Barcelona.