Susana Rodrigues, directora da Associação Nacional de Empresárias (ANE), apresentou, esta terça-feira, uma conferência centrada na temática “Empreendedorismo Feminino”. Promovida pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto (ISCAP), a palestra teve o objectivo de incitar a comunidade escolar, principalmente a feminina, a investir no empreendedorismo e na criação de um negócio.

A ex-aluna do ISCAP afirmou que “o nascimento de pessoas empreendedoras é o que faz crescer a economia”, uma vez que gera o auto-emprego e a criação de novas oportunidades. O que Susana Rodrigues espera é alcançar a igualdade entre homens e mulheres, isto porque defende que “as pessoas ainda não sabem o que é a igualdade de género”.

A empresária apresentou, para um auditório quase cheio, os projectos da associação que dirige e cujo objectivo principal é “proporcionar o desenvolvimento pleno da mulher como empresária e como gestora”.

Neste sentido, a ANE desenvolve, desde 2008, um conjunto de formações dirigidas a mulheres desempregadas ou que se encontrem à procura do primeiro emprego. A empresária, que frisou várias vezes não ser feminista, garante que as mulheres têm “uma vocação nata para a polivalência”, apesar de muitas não teram consciência das suas capacidades.

Portugal não ajuda ao empreendedorismo feminino

Susana reconhece que o país não proporciona as melhores condições para quem quer ter ideias próprias e investir nelas. Ainda assim, a ANE aposta em acções de formação, de consultoria e no apoio ao estabelecimento de uma rede de informação inter-empresas.

O que o projecto espera é apoiar mulheres que querem ter o seu próprio negócio e contribuir para a promoção da igualdade, num país onde apenas 3,6% das mulheres trabalhadoras ocupam lugares de chefia. A empresária considera urgente que seja feita alguma coisa nas empresas ao nível da consciencialização para a igualdade de géneros.