O roadshow interactivo do Canal História está no Porto, na Praça Parada Leitão, entre quarta e quinta-feira. Entre as 11h00 e as 20h00, é possível entrar num camião multimédia para “experimentar a história” com jogos e actividades interactivas e, ainda, assistir a filmes em 3D.

O Porto é a primeira cidade portuguesa a receber esta iniciativa, promovida pelo canal espanhol dedicado à história. A estação decidiu estrear na cidade, em exclusivo, um documentário sobre as pontes do Porto.

O filme conta com a participação de reputados especialistas na matéria, como é o caso do historiador Germano Silva, o arquitecto Fernando Pinto e os engenheiros António Vasconcelos, Paulo Cruz e Manuel Melo.

O “Pontes do Porto” retrata a história das principais pontes que ligam Gaia e Porto, não esquecendo a vertente arquitectónica e de engenharia. As câmaras municipais de ambas as cidades colaboraram neste projecto. Na realização, a voz popular não foi esquecida. Vários utilizadores das pontes dizem o que pensam sobre cada uma.

Assim, todos os que passarem pelo camião do Canal História podem assistir ao documentário, cuja exibição em antena está marcada apenas para o dia 23 de Junho. “Pontes do Porto” e “Sete Maravilhas do Sistema Solar” são a dupla presente na tenda de cinema.

Mercedes Rico, directora de programação do canal, afirma que a organização escolheu o Porto para estrear o roadshow devido à grande ligação emocional existente. “Como nos trataram muito bem quando cá viemos [rodar o documentário sobre as pontes], achamos que deveríamos trazer a iniciativa ao Porto”, garante Mercedes.

A responsável pela programação acredita que a iniciativa terá uma boa aceitação por parte do público.