Os dados relativos ao quarto timestre de 2010 comprovam a tendência de aumento do desemprego nos jovens nos últimos anos, em Portugal.

Na região Norte, a taxa de desemprego na região foi de 12,7%, menos meio ponto percentual do que no trimestre anterior. Tal valor corresponde a 251 mil desempregados, segundo o Instituto Nacional de Estatística, e a 238 mil, segundo o Instituto de Emprego e Formação Profissional.

A taxa de desemprego no Norte tem registado uma reaproximação entre géneros, com a queda de 16,3 para 14,5%, do terceiro para o quarto trimestre, entre as mulheres, e com a subida de 10,5 para 11,1%, entre os homens.

A nível nacional, a taxa de desemprego dos jovens situou-se nos 23% no último semestre de 2010, descendo ligeiramente em relação ao ano anterior.