O escritor José Eduardo Agualusa e a ex-ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, vão estar presentes, esta sexta-feira, no Salão Nobre da Universidade do Porto (UP). A visita está inserida na jornada do Festlatino (Festival Internacional de Culturas, Línguas e Literaturas Neolatinas), iniciativa internacional que reúne culturas, línguas e literaturas neolatinas.

Pela primeira vez em Portugal, através da Universidade do Porto, o Festlatino vai sublinhar o papel do escritor angolano como símbolo da Neo-Latinidade. A iniciativa, que começa às 9h00 com o discurso do reitor Marques dos Santos, dá a conhecer o fenómeno do Mirandês como uma língua da terra e compreender a zona da Galiza como um expoente linguístico.

A iniciativa que se realiza anualmente no Brasil, irá contar com a presença de vários oradores convidados como Arnaldo Saraiva, José Meirinhos ou Ramón Villares, presidente do Conselho da Cultura Galega. O Festlatino realiza-se durante todo o dia de sexta-feira e tem entrada livre.