Pensado em Janeiro e concretizado em Matosinhos, há cerca de uma semana, “Yoonic” é um projecto de nutrição e educação alimentar. O próprio nome pretende transmitir os “conceitos de unicidade e inovação”. O principal objectivo passa por educar hábitos alimentares e ajudar as pessoas a perceber qual a alimentação ideal. Não apenas sazonalmente, mas durante todo o ano. Pretende-se, também, “desmistificar alguns conceitos”.

é responsável pelo projecto. Licenciada em Nutrição pela Universidade do Porto, terminou o curso em 2008 e, desde aí, esteve sempre ligada à componente clínica. Antes de criar o “Yoonic”, apostou na experiência, com a passagem por muitas áreas e actividades dentro da nutrição.

Antes defrontava-se com algumas dificuldades na consulta, . O projecto Yoonic diferencia-se de outros logo à partida, pelo “espaço em si e pela oferta”. A nutricionista considera que o espaço é “mais confortável e amigável” do que um consultório ou clínica. Além disso, a proximidade da “facilita mostrar algum tipo de produto ou mesmo dar a provar”. Há ainda uma mais privada, onde se fazem as .

Workshops e cursos fazem também parte da oferta. Os temas vão-se ajustando, “de acordo com sugestões ou necessidades das pessoas”. Uma das preocupações do projecto, a responsável, é “ajudar as pessoas a cumprir” os conselhos de nutrição. Uma das ajudas traduz-se na oferta de kits especiais como, por exemplo, para levar o lanche.

Escolher, confeccionar e conjugar

Catarina Cordes considera que é importante “beneficiar de uma alimentação saudável”, mesmo para as pessoas que não têm necessidade de controlo de peso ou algum problema de saúde em específico. Três partes importantes da educação alimentar passam por “saber como conjugar os alimentos, como os confeccionar e como os escolher”. A prevenção é, também, uma “componente importante”. Deve-se pensar que a “nutrição se reflecte em muitas outras áreas além da alimentação e da saúde”. Como o próprio humor, brinca.

A ex-aluna da UP quer, a curto prazo, levar a cabo algumas acções na marginal de Matosinhos, como organizar um grupo de caminhadas. Outra das coisas que Catarina Cordes gostava de implementar era a “personal diet”:um nutricionista vai a casa das pessoas e ajuda-as a organizar a cozinha, a fazer compras e a cozinhar, entre outras coisas.

Para já, Catarina Cordes deseja que o projecto “Yoonic” tenha adesão e que as pessoas “reconheçam a mais-valia e importância” da nutrição. O , sobre culinária saudável, realiza-se já este sábado.