O Ciclo de Cinema e Debates “Open Mind” é uma iniciativa da Unidade de Orientação e Integração (UOI) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), que pretende promover o desenvolvimento pessoal e o bem-estar dos estudantes, no contexto académico.

Helena Lopes, da UOI, explica que o “Open Mind” pretende ser “uma actividade promotora da participação e da integração dos estudantes na comunidade FEUP, através do cinema e da discussão de temas relacionados com o desenvolvimento pessoal e social dos estudantes”. Para tal, o projecto conta com a colaboração do Comissariado Cultural da FEUP.

“Alguém tem que ceder”, de Nancy Meyers, foi o filme escolhido pelo orador convidado, Júlio Machado Vaz, para debater a temática das sexualidades. Júlio Machado Vaz é um reputado psiquiatra e sexólogo “logo, o seu contributo, quer como académico, quer como clínico é inquestionável”, garante Helena Lopes.

Debater a sexualidade

“A sexualidade e intimidade humanas são temáticas transversais ao longo do ciclo vital”. Por isso, a UOI considera que, tendo em conta o período de vida em que os estudantes se encontram, debater a sexualidade “assume particular importância, visto que nestas etapas se consolida a identidade sexual, se experimenta relações de intimidade e se pode ensaiar o comprometimento nas relações mais íntimas”.

Na discussão de temáticas como esta, Helena Lopes considera “fundamental termos connosco um orador que domine a temática e saiba comunicar com o público. O Professor Júlio Machado Vaz é, em ambos os casos, reconhecidamente exemplar”.

A iniciativa realiza-se esta segunda-feira, às 21h00, no auditório da FEUP. A primeira edição do “Open Mind” é aberta a toda a comunidade académica, mas foi conceptualizada a pensar nos estudantes.