Marta Pedro é licenciada pelo Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra e, desde 2005, trabalha em Tóquio. Na capital japonesa, é professora convidada na Universidade Meiji e colaborou com o ateliêr do arquitecto Toyo Ito. Em Coimbra, trabalhou em colaboração com Cecil Balmond, no projecto do Pavilhão para o Jardim de Santa Cruz.

“A Song to Heaven ou o Japão Sublime em Frank Lloyd Wright: Da viagem de 1905 ao legado na arquitectura moderna japonesa” é um projecto de viagem, onde Marta Pedro realiza um estudo dos edifícios e lugares que marcaram a obra e o legado do arquitecto norte-americano no Japão.

O prémio, atribuído anualmente em homenagem ao arquitecto Fernando Távora (1923-2005), é organizado pela Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos, em conjunto com a Câmara Municipal de Matosinhos (CMM) e a Casa da Arquitectura, e consiste numa bolsa de viagem de seis mil euros para o melhor projecto de viagem de investigação.

Na cerimónia realizada esta segunda-feira, no Salão Nobre da CMM, o arquitecto espanhol Luís Mansilla, que integrou o júri, fez uma conferência intitulada “Un paseo por la mirada”. O realizador Manoel de Oliveira foi, como convidado, um dos membros do júri, ao lado dos arquitectos João Mendes Ribeiro, Margarida Vagos Gomes e ainda de António Magalhães Basto.

Marta Pedro fará a apresentação do resultado da sua viagem de investigação numa conferência a realizar em Matosinhos, no Dia Mundial da Arquitectura, a 3 de Outubro de 2011.