Ao contrário do que foi adiantado por alguns órgãos de comunicação social, não há possibilidade de coligação entre o Bloco de Esquerda (BE) e o Partido Comunista Português (PCP). A garantia é de Pedro Sales, assessor de imprensa do Bloco de Esquerda, em declarações ao JPN.

Segundo Pedro Sales, esse nem será um dos temas em discussão na reunião da próxima sexta-feira entre os dois partidos. “Aliás, o PCP já disse que iria concorrer na CDU, novamente com o Partido Os Verdes”, acrescenta. Como tal, exclui a hipótese de um acordo pré-eleitoral.

Contudo, o gabinete de imprensa do PCP, contactado pelo JPN, não faz comentários às declarações dos bloquistas e remete mais esclarecimentos para o final do encontro de sexta-feira.

A reunião com o PCP, convocada pelo Bloco de Esquerda, na Assembleia da República, destina-se a fazer uma “avaliação mútua sobre a situação política, económica e social do país”. Em discussão vai estar a possível entrada do Fundo Monetário Internacional (FMI) em Portugal. “A reunião incide na necessidade de juntar e de dialogar entre os sectores que se opõem a uma intervenção externa em Portugal, do FMI ou da União Europeia, como resposta à crise da dívida pública”, adianta Pedro Sales.

O Bloco de Esquerda pretende desenvolver mais iniciativas similares, nomeadamente com sindicatos e “outras forças sociais que recusem esta medida de austeridade como única solução” para a actual situação do país.