A agência de notação financeira Moody’s desceu o “rating” de algumas empresas pertencentes ao Estado português, estando, agora, nas classificações consideradas “junk” (ou lixo). Em comunicado, a agência refere que cortou a notação da Rádio Televisão Portuguesa (RTP) de Baa3 para Ba2, da Refer (Rede Ferroviária Nacional) de Baa2 para Ba2, da Comboios de Portugal (CP) de Baa3 para Ba2 e da Parpública (Sociedade Gestora de Participações Sociais), de Baa1 para Ba1.

Também hoje, quarta-feira, a Moody’s desceu o “rating” de sete bancos portugueses e, ainda, da REN, empresa que pode vir a sofrer novos cortes.

Já esta terça-feira a agência Moody’s tinha cortado em um nível, passando-o para Baa1a, a classificação de risco de pagamento da dívida de Portugal.

Fitch corta “rating” das obrigações hipotecárias de seis bancos

Também esta quarta-feira a Fitch cortou o “rating” de instituições em Portugal. A agência de notação financeira desceu o “rating” das obrigações hipotecárias de seis bancos portugueses: Caixa Geral de Depósitos (CGD), Banco Português de Investimento (BPI), Santander Totta, Banco Popular e Montepio Geral.

A descida de hoje deve-se ao corte, em três níveis (de A- para BBB-), do “rating” da República Portuguesa na sexta-feira, o que significa que está a apenas um nível de ser considerado “lixo”.