França estuda proibições de veículos poluentes no centro das cidades. Segundo o “Público”, o objectivo do anúncio feito pela ministra francesa do Ambiente, Nathalie Kosciusko-Morizet, é criar, a partir de 2012 e durante três anos, as chamadas “zonas prioritárias para o ar”.

Para implementar o projecto, será criada uma lista de veículos mais poluentes, adiantou o diário espanhol “El País”, a qual servirá como guia para que cada cidade decida a que veículos deverá restringir o tráfego e se deverá fazê-lo permanentemente ou apenas a determinadas horas.

Paris, Lyon e Bordéus serão algumas das cidades em que as restrições serão aplicadas. “É uma operação de reconquista das cidades e não uma operação para que o centro dessas cidades fique morto”, explicou a ministra francesa durante uma conferência sobre a qualidade do ar.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, morrem em França cerca de 42 mil pessoas todos os anos prematuramente devido à contaminação ambiental. Kosciusko-Morizet e sublinhou que mais de três milhões de franceses sofrem de asma.

O Norma Euro 5, programa europeu para a qualidade do ar, criará uma lista de camiões, carros e motas mais poluentes. De acordo com o “Público”, os veículos serão qualificados numa escala que vai de uma a quatro estrelas. As autarquias serão os decisores sobre que veículos proibir e em que condições. Os infractores poderão ter de pagar uma multa até 68 euros.

Alguns exemplos similares noutras cidades europeias justificam a medida francesa. Por exemplo, Londres criou uma zona a partir da qual se paga portagem, e Berlim adoptou restrições que permitiram reduzir em cerca de 25% a emissão de partículas poluentes.