“Resistência aos antimicrobianos: se não actuarmos hoje, não haverá cura amanhã” (Combat drug resistence – no action today, no cure tomorrow) é o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Dia Mundial da Saúde 2011.

Comemorado a 7 de Abril desde 1950, o Dia Mundial da Saúde celebra, ainda, a criação da OMS, em 1948. Este ano, a OMS alerta para o aumento da resistência aos antibióticos e para a necessidade de se implementarem medidas urgentes para a sua prevenção e controlo.

De acordo com a OMS, a resistência aos antimicrobianos tem sido facilitada pela falta de políticas de prescrição de medicamentos, pela utilização incorrecta (em doses menores ou por menor tempo do que foi prescrito pelo médico) dos mesmos, pela utilização no tratamento de doenças para as quais não são indicados (por exemplo, nas gripes e constipações) e por práticas insuficientes de prevenção e controlo de infecções associadas à prestação de cuidados de saúde.

O uso e abuso dos antimicrobianos nos últimos 70 anos tem provocado o aumento de microrganismos resistentes a estes medicamentos, causando morte, sofrimento, incapacidade e aumento de custos para o doente e sociedade. A resistência antimicrobiana ocorre quando microrganismos como bactérias, vírus, fungos e parasitas sofrem alterações que os tornam resistentes aos medicamentos. Este fenómeno preocupa os especialistas, pois, para além da medicação se tornar ineficaz, há o risco de muitas das doenças infecciosas se tornarem incontroláveis e de se conseguirem propagar rapidamente.

Em cada ano, a OMS aproveita a ocasião para fomentar a consciência sobre alguns temas chave relacionados com a saúde mundial. Neste sentido, organiza eventos a nível internacional, regional e local para promover o tema escolhido em matéria de saúde.

Dia Mundial da Saúde comemorado em São Bento da Vitória

A Direcção-Geral da Saúde (DGS), em colaboração com a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, celebra o Dia Mundial da Saúde nos Claustros do Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto, pelas 14h30.

A DGS criou, há alguns anos, um Programa Nacional de Prevenção das Resistências aos Antimicrobianos, com o objectivo de sensibilizar médicos e cidadãos para os riscos de uma má utilização destes medicamentos.

É igualmente importante diminuir a expectativa dos doentes, indicando que o antibiótico não serve para qualquer infecção e que tem os seus riscos. Os especialistas lembram, ainda, que a maioria das infecções são causadas por vírus, em que os antibióticos não actuam. A única pessoa capaz de fazer a avaliação da necessidade do antibiótico é o médico, daí que a auto-medicação seja totalmente desaconselhada.

A sessão comemorativa será presidida pela ministra da Saúde, Ana Jorge. Durante o evento, terá lugar a entrega do Prémio Nacional de Saúde 2010 a Daniel Serrão, bem como a atribuição de medalhas do Ministério da Saúde a várias personalidades, conforme consta no programa [PDF] do evento.