Para os adeptos de cada equipa portuguesa que vai entrar em campo nos quartos-de-final da Liga Europa, a escolha pelo jogo a assistir vai ser fácil. Mas para os portugueses que não têm uma preferência clubística vai ser mais difícil. Se até esta eliminatória, ora se jogava às 18h00, ora se jogava às 20h05 (hora portuguesa), nos quartos não será assim. FC Porto, Braga e Benfica jogam desta vez à mesma hora, 20h05, que bem poderia chamar-se “a hora portuguesa”. Apesar do Sp.Braga jogar na Ucrânia, “dragões” e “águias” aliam a hora comum ao jogo em território nacional.

Ainda que não se trate da competição europeia mais prestigiante (essa é a Liga dos Campeões), com três representantes lusos num grupo de oito equipas, Portugal tem motivos para estar orgulhoso. Com a competição a evoluir e a possibilidade dos conjuntos portugueses virem a defrontar-se caso passem esta fase, é natural que se assista a uma “divisão clubística” interna.

Dínamo Kiev – Sp. Braga

Depois de eliminarem duas equipas inglesas (Manchester City e Liverpool) na fase anterior, Dínamo e Braga defrontam-se no Estádio Valeriy Lobanovskiy com as meias-finais da Liga Europa em vista. Se lá chegarem, os bracarenses podem vir a jogar contra o Benfica. Mas para que isso aconteça, as duas equipas portuguesas têm muito que “batalhar”.

Um exemplo disso mesmo é o facto de o Dínamo não perder em casa, para as competições europeias, há sete jogos (quatro vitórias e três empates). A derrota não convinha aos arsenalistas, mas um empate (de preferência com golos) será muito bem-vindo. E porque não a vitória? Relembre-se que o Braga eliminou o poderoso Liverpool e vem motivado pela chegada ao terceiro lugar da Liga ZON Sagres. Do lado do Dínamo, é preciso atenção para as movimentações do melhor marcador dos ucranianos (5 golos) na prova, Artem Milevskiy, nunca esquecendo o experiente Shevchenko.

Benfica – PSV

Vindos de um choque total, com a perda do campeonato no seu próprio estádio para o rival FC Porto, a Liga Europa não podia chegar em melhor altura para o Benfica. Depois de terem defrontado os franceses do PSG nos oitavos, os encarnados defrontam agora os holandeses do PSV. Jorge Jesus deve contar com o seu melhor onze, na medida em que Maxi Pereira regressa à equipa depois da ausência do clássico frente aos portistas.

Para ter a possibilidade de encontrar o Braga nas meias-finais, os “encarnados” precisam, antes, de ultrapassar obstáculos como Dzsudzsák (melhor marcador do PSV na prova – 4 golos) ou Toivonen, possante avançado sueco que ainda está em dúvida para a partida da Luz.

FC Porto – Spartak Moscovo

Os portistas parecem ter uma certa apetência por russos, mais em específico, moscovitas. Depois de terem deixado para trás o CSKA, é a vez da outra equipa da cidade russa visitar o Dragão. O Spartak chega ao Porto com um histórico surpresa: nos oitavos-de-final eliminaram o favorito Ajax com um resultado de 4 – 0 no conjunto das duas mãos, o que, por si só, é um alerta para os portistas.

Se os russos temem o “incrível” brasileiro do FC Porto, convém que os “dragões” também estejam atentos aos jogadores do Spartak que provêm do mesmo país de Hulk. Welliton, Alex e Ibson, este que vai voltar a pisar o relvado do Dragão depois de ter estado vinculado aos portistas até 2009. André Villas-Boas conta também com duas novidades brasileiras na convocatória para o embate com o Spartak, neste caso Souza e Walter, que entram para os lugares de Sapunaru e Rúben Micael. Depois da conquista do campeonato nacional no domingo, espera-se um FC Porto motivado e ao mais alto nível para defrontar os moscovitas.