Apaixonados pelo ciclismo e pela moda, são cada vez mais os ciclistas urbanos em Portugal que provam não ser preciso descurar o estilo na hora de se andar de bicicleta. O Cycle Chic é um evento que junta os ciclistas urbanos, já realizado em várias cidades da Europa, e que este sábado, a partir das 15h30, invade as ruas do Porto.

O “Oporto Cycle Chic” surgiu de forma casual a partir de uma fotografia, tirada por João Lopes Cardoso, de Joana Campos Silva, responsável pela realização da iniciativa na cidade Invicta. Uma das razões que levou a desenvolver este evento foi “o facto de as pessoas andarem muito cinzentas e tristes”. “A ideia seria convidar todas as pessoas a virem para a rua”, explica Joana Campos Silva, mas com a proibição de “andar de fato de treino”.

“O percurso vai ser como a música do Rui Veloso, da Ribeira até à Foz. Encontramo-nos todos no clube da ribeira e depois fazemos da marginal até ao jardim da foz”, diz a responsável.

Esta ciclista urbana lamenta não existir mais pessoas que vivam esta paixão. “Eu já ando de bicicleta e os meus amigos também, mas conheço muitas pessoas que não andam porque não têm e não sabem que é possível alugar”, destacou.

Evento conta com 80 ciclistas urbanos

Para que não haja obstáculo que leve alguém a desviar-se do “Oporto Cycle Chic”, duas lojas de bicicletas associaram-se ao evento. “Uma das coisas que nós também fizemos, ao perceber que este evento teria muito impacto, foi estimular o comércio local”. Assim, surgiu a ideia de “contactar com as lojas que alugam e vendem bicicletas para dar a possibilidade a todas as pessoas que não têm bicicleta, mas que quereriam participar”, referiu Joana Campos Silva.

A loja “Vieguini” é uma das lojas que, durante a tarde de sábado, vai estar disponível para todas as pessoas que pretendam alugar bicicletas. Nuno Viegas, proprietário da loja, afirma que um dos objectivos do “Oporto Cycle Chic” é “tornar a bicicleta o meio de transporte para deslocações na cidade, como acontece em França, Holanda e em outros países europeus”.

A “Douro Bike” é outra das lojas que estará presente no evento e que vai receber os ciclistas no final do percurso, na Foz, com uma “discoteca ao ar livre” onde vão ser oferecidas bebidas e música. Steffen Wollmann, proprietário da loja, espera que, com esta iniciativa, haja uma “alteração de pensamento das pessoas que estão ligados ao movimento de bicicletas urbanas”.

Além da colaboração com as lojas, o evento também conta com a parceria das “Pretty Exquisite“, consultoras de imagem que, durante esta semana, deram a todas as pessoas interessadas em fazer o “Oporto Cycle Chic” dicas de moda, destacou Joana Campos.

A iniciativa deste ano conta já com 80 ciclistas urbanos mas, se tudo correr sobre rodas, o “Oporto Cycle Chic” pode voltar a realizar-se em 2012 e, até, receber o apoio da Câmara Municipal do Porto. “Nós já tivemos uma entidade da Câmara que adorou o projecto e que nos fez o convite imediato para pensarmos já nisto”, revela Joana Campos Silva.