O modelo de avaliação dos professores continua a ser aplicado até que a nova legislação seja publicada em Diário da República. Quem o garante é Manuel Esperança, presidente do Conselho de Escolas que, em declarações à Rádio Renascença, alertou para o perigo de parar agora com a avaliação dos professores, já que não existe um “documento oficial com a tomada de decisão da Assembleia da República”.

O diploma de avaliação dos professores foi revogado pela oposição parlamentar há duas semanas. Seguiu, depois, para Belém e o Presidente da República pediu, na semana passada, a sua apreciação ao Tribunal Constitucional. Este adiamento na tomada de decisão, na opinião de Manuel Esperança, acaba por descridibilizar o sistema de ensino português. E a possibilidade de suspensão é prejudicial para as escolas que perdem a oportunidade de ver o que está mal, defende o presidente do Conselho de Escolas.

A conclusão da avaliação dos professores contratados deverá acontecer até ao final das actividades lectivas, a 5 de Julho.