O gabinete oficial de Estatísticas da União Europeia, Eurostat, divulgou dados acerca do uso de recursos energéticos na União Europeia. Segundo estes dados, Portugal é dos países da UE que apresenta a maior subida na utilização de energias renováveis. Entre 1999 e 2009, o recurso às energias renováveis subiu de 13,4 para 19%, representando a terceira subida mais elevada da Europa dos 27. Este valor é superior ao apresentado pela média comunitária (9%) e o quinto mais elevado dos estados membros.

A Eurostat revela que todos os países da União Europeia aumentaram a quota de utilização de energias renováveis em 2009, representando 9% do consumo total de energia. A Dinamarca foi o país que mais subiu na utilização das energias limpas, seguida da Suécia e da Alemanha.

Apesar disso, em 2009, o petróleo continuou a ser a principal fonte de energia, com uma quota de 37% no total do consumo interno bruto de energia. Malta é dos países que mais faz uso deste recurso energético: cerca de 100% do consumo total de energia do país é feito através da utilização de petróleo. Chipre, Luxemburgo e Grécia são dos países da União Europeia que mais utilizam esta energia não-renovável.

A Eurostat anuncia que os valores da utilização da energia nuclear se “mantiveram praticamente estáveis” enquanto que os de gás subiram. Já o consumo de combustíveis sólidos diminuiu.

A informação da Eurostat surge no âmbito da “semana europeia de energia durável” promovida pela União Europeia, e que ocorre de 11 a 15 Abril de 2011, com o objectivo de “promover a eficiência energética e energias renováveis”.