Depois de ter suspenso por seis meses, desde Outubro de 2010, o mandato de vereador que ocupava desde as eleições autárquicas de 2009, Alexandre Quintanilha renunciou, agora em definitivo, ao cargo que representava pelo Partido Socialista (PS)/Porto.

O JPN tentou contactar o físico e professor universitário, mas sem sucesso. No entanto, segundo o site da autarquia do Porto, Quintanilha alegou a existência de outros compromissos profissionais que o impedem de prosseguir com a função política.

Neste tipo de situações, a norma habitual consiste em nomear para a vaga do cargo o nome que se segue na lista. Curioso é o facto de as duas pessoas abaixo de Alexandre Quintanilha terem recusado a entrada na função, pelos mesmos motivos do físico português. Desta forma, a primeira pessoa com disponibilidade, neste caso, Manuela Monteiro, tomou posse como a nova vereadora do PS/Porto.

Com a saída de Quintanilha, “o PS fica mais pobre”

Em declarações ao JPN, Renato Sampaio, líder do PS/Porto, revelou que “o Partido Socialista fica mais pobre” com a saída de Alexandre Quintanilha. “É uma das figuras de referência da nossa lista”, completa o dirigente.

No entanto, Renato Sampaio diz estar “solidário” com o professor universitário, na medida em que se trata de “uma posição que desgasta”. Perante as razões apresentadas por Quintanilha e pelos seguintes nomes da lista de vereadores, que renunciaram ao cargo, Sampaio revela que, “por vezes, é difícil conciliar a vida profissional com os cargos políticos, como aqueles na Câmara do Porto, que é uma autarquia grande”.