Os portugueses estão cada vez mais virados para a Internet. 5 milhões e 333 mil portugueses responderam aos censos pela Internet, o que equivale a “50% da população”, revela o primeiro comunicado do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativo ao retrato da população portuguesa de 2011.

Os Censos 2011 proporcionaram, pela primeira vez, o preenchimento dos questionários através da Internet. O prazo de resposta aos censos pela Internet foi de 24 dias, de 20 de Março a 12 de Abril. Segundo o INE, as pessoas que responderam online vivem em 1 milhão e 968 mil alojamentos, resultando uma média de 2,7 pessoas por habitação.

A Região Autónoma da Madeira e o Norte foram as regiões que mais aderiram ao preenchimento online, com mais de 60% da população a responder pela Internet. Já o Alentejo foi a região que menos se socorreu da ferramenta para responder às perguntas dos Censos 2011, com apenas 30% das pessoas a procurar a Internet para responder ao questionário.

Até agora, 8 milhões e 553 mil pessoas já responderam ao questionário. A taxa de resposta aos Censos 2011 está acima dos 80%, à excepção da Região Autónoma dos Açores. Durante as próximas semanas, a recolha dos questionários vai continuar.