O FESTin, Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, vai homenagear Portugal na sua segunda edição. O festival vai decorrer de 26 de Abril a 1 de Maio de 2011, no Cinema São Jorge, em Lisboa.

Entre o leque variado de iniciativas ligadas a Portugal, surgem eventos como uma retrospectiva do realizador João Botelho, com “filmes que ele mesmo escolheu”, adiantou ao JPN Adriana Niemeyer, da organização do festival. O objectivo é dar a conhecer o trabalho de realizadores portugueses consagrados e, ainda, as obras realizadas por estudantes.

Vão ser exibidos filmes como “O Inimigo Sem Rosto” (2010), de José Farinha, e “Complexo – Universo Paralelo” (2011), de Mário Patrocínio. Adriana Niemeyer, directora do FESTin, justifica ao JPN a escolha de Portugal como país homenageado. “É Portugal que hospeda o FESTin e pensamos que era uma boa altura de fazer uma homenagem, já que vive um momento difícil”, afirma a directora, brasileira, que descreve Portugal como o “país de eleição”, pelo qual tem um “um grande sentimento”.

ElogiaElogia, ainda, a cinematografia portuguesa. Manoel de Oliveira é também distinguido, sendo que o seu nome vai ser atribuído a uma das salas do Cinema São Jorge. O FESTin contará com o “Olhares sobre Portugal”, uma sessão que pretende mostrar o país aos olhos de realizadores portugueses e estrangeiros.

Programação variada e objectivos cumpridos

A programação do festival “está realmente variada, contando com todos os países de língua lusófona”, frisa Adriana Niemeyer. ExplicaExplica algumas actividades que destaca, num festival que começou de uma “forma pequena, inserido numa semana cultural e que agora já tem o seu próprio espaço” diz, orgulhosa.

O Cinema São Jorge tornou-se co-produtor do FESTin, um evento que insiste na inclusão social na área do cinema, usando-o como forma de dar a connhecer problemas da sociedade, nomeadamente de pessoas excluídas que possam ser “um exemplo de coragem”, remata.

A directora destaca, também, a associação da EDP e da Fundação Calouste Gulbenkian ao evento, que permitem que o FESTin seja “um projecto social bastante forte dentro de um festival de cinema”. No que diz respeito ao futuro, Adriana reconhece que “há sempre muita coisa para melhorar” e apontaaponta duas principais melhorias que espera ver no próximo ano.

A primeira edição do FESTin aconteceu em Maio de 2010, também no Cinema São Jorge, um dos mais tradicionais da cidade de Lisboa. Contou com produções realizadas em todos os países que têm a língua portuguesa como oficial – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

O filme vencedor do troféu “Nau”, de 2010, foi o moçambicano “Terra Sonâmbula”, de Teresa Prata, baseado na obra homónima de Mia Couto, e a curta-metragem premiada foi o “Kunta”, de Ângelo Torres.