A Internet disponibiliza versões completas de vários livros. O objectivo é simples: tornar a literatura mais democrática e acessível a todos aqueles que, por várias razões, não têm possibilidade de obter livros em papel.

Para além disso, oferece a todos os cibernautas a oportunidade de fazer parte de algumas “comunidades” que em comum têm o gosto pela literatura. Bookcrossing, Boockmooch ou Winkingbooks são apenas alguns dos exemplos que se podem apresentar.

O Boockcrossing oferece a possibilidade, a quem estiver inscrito no site, de trocar livros entre os seus membros. “O objectivo do Bookcrossing é transformar o mundo inteiro numa biblioteca“, pode ler-se no site.

OBookmooch e o Winkingbooks são “dois sites onde os utilizadores disponibilizam livros que já não querem e pedem a outros [utilizadores] aqueles que gostariam de ler”, explica Catarina Oliveira, que conhece e utiliza os dois. “As trocas são efectuadas por correio”, diz. A jovem confessa que é uma forma bastante prática e permite conseguir livros “praticamente de modo gratuito”.

Mas estas não são as únicas vantagens de pertencer a comunidades de leitura na Internet. As trocas entre os utilizadores não dizem apenas respeito a livros, pois também se trocam “opiniões sobre autores e obras”, o que permite conhecer novos escritores, refere a estudante universitária.