Os blogues assumem diferentes temáticas e são, para todos os autores, uma forma rápida, eficaz e gratuita de comunicar. Do design até à política, váreas áreas ocupam as páginas de blogues cujo objectivo principal é discutir ideias e expôr interesses de jovens universitários.

Paulo Querido é consultor em Novos Media e Tecnologias de Informação. Em entrevista ao JPN falou da evolução positiva dos blogues, dado que, “desde de 2008 se assumem como uma ferramenta importante” no meio online. Destaca, como o mais importante, “o livre acesso” e o facto de, do ponto de vista económico, serem “relativamente baratos”. No que respeita aos blogues pessoais, afirma que “o facto de as ferramentas de edição serem simples” propicia e fomenta a sua criação na rede.

Fotografia e design

Mariana Lambertini é estudante de mestrado Integrado em Psicologia da FPCEUP. Aos 23 anos tem uma parte da sua vida preenchida pela fotografia. Com um gosto pela cultura e a arte em geral, a estudante criou o blogue em 2009, embora só a partir de 2010 tenha deixado de ser armazenamento de imagens para passar a ser um blogue de fotografia. Define “Dias de graça” como um lugar “de partilha de imagens” e uma forma de conhecer o trabalho de outros. Tenta actualizar diariamente, mas admite que nem sempre consegue. Para Mariana, a vantagem de ter um blogue prende-se com a importância da divulgação numa área como a fotografia.

Bruno Nacarato apaixonou-se pela fotografia aos 18 anos. Estuda Som e Imagem na Universidade Católica Portuguesa do Porto e o seu blogue foi um “importante ponto de partida para começar a projectar o seu trabalho”. A possibilidade de se tornar profissional como fotógrafo fortaleceu-se com o feedback positivo e crescente que arrecadou nas mais variadas redes sociais, onde expõe até hoje o seu trabalho com bastante visibilidade. O estudante criou-o em 2008 “por uma necessidade de exposição do seu trabalho e de ter opiniões” acerca das suas imagens”. Descreve, como mais importante, “os comentários das pessoas” e como aprende com isso. Considera que o ideal é actualizar diariamente, mas fazê-lo semanalmente é a sua opção. Tem uma média de 100 visualizações por dia.

Matilde Viegas é estudante da Bioquímica da FCUP, mas não se ocupa apenas das ciências exactas. Captar situações através da objectiva e fazer da fotografia um retrato do seu quotidiano é uma das coisas que faz para além da licenciatura. Criou o blogue em Abril de 2008 “pela necessidade de criar algo de novo”. O blogue tem como objectivo ster “um diário actualizado das imagens” produzidas com uma abordagem fotográfica. É pessoal e intimista. Matilde faz um balanço positivo do seu trabalho porque tem conseguido manter as pessoas fiéis. Afirma, ainda, que, através do blogue “consegue partilhar e conhecer trabalho de pessoas fora da esfera dos amigos”, apostando na frequência com que o actualiza. As redes sociais são, também, uma ferramenta importante na partilha das actualizações.

Carolina Vaz Pires é estudante de Design da Comunicação da FBAUP. Criou o blogue em 2009 e descreve-o como um meio que permite “mostrar às pessoas os trabalhos ligados à licenciatura”. Considera, ainda, que o blogue tem “visibilidade reduzida, mas que é aumentada com a ligação ao perfil do Facebook”.

Política, empreendedorismo e sociedade

João Barbosa e Luís Fonseca, colegas de licenciatura, fundaram o blogue “O caso dos porcos” em Janeiro de 2010. Hoje são alunos de mestrado em Economia da FEP e UNL, respectivamente. Nas palavras de João Barbosa o projecto surgiu porque ficavam “muitas vezes indignados com as coisas que os políticos e a comunicação social diziam sobre a situação de Portugal”. O intuito é interpretar o que é dito na esfera pública.

A receptividade tem sido positiva, com cerca de 500 visualizações por mês. João Barbosa destacou, em entrevista ao JPN, que o blogue tem uma vantagem face ao Facebook: é “mais aberto, todas as pessoas com o link podem ver e partilhar”. Este não é um blogue técnico, apesar de ter um enfoque sobre política e economia. Discute, ainda, futebol e música, o que o torna um espaço “eclético”. A popularidade do blogue tem crescido, com comentários fora da rede social.

Inês Silva é estudante de Gestão da FEP e foge do conceito de blogue pessoal e mesmo de actualidade. Optou por um blogue sobre coisas de que gosta, empreendedorismo, inovação e tecnologia”. Criou o blogue no início de 2010 e valoriza o facto de “não ser estático”. O balanço e o feedback é positivo e Inês considera importante “receber comentários de pessoas desconhecidas” seguidoras que encontra em conferências. Publica mensalmente e admite que “os seus artigos precisam de pesquisa e cuidado”, pelo que prefere a qualidade à quantidade. Inês assume que ter um blogue é importante, para transmitir “o que a pessoa é e o que aprende”. Ter um blogue, para Inês Silva, valoriza o currículo de qualquer jovem universitário.