Os finlandeses estão a mostrar o seu descontentamento relativamente às ajudas financeiras que alguns países estão a receber. No próximo domingo, 17 de Abril, a Finlândia vai a eleições e as sondagens mais recentes revelam um crescente apoio aos partidos “euro-cépticos”, que estão contra a ajuda financeira a Portugal. Segundo um dos conselheiros do ministro das Finanças finlandês, Martti Salmi, 48% dos finlandeses recusam a ajuda a Portugal e um reforço do capital do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF).

A decisão de não participar na ajuda a Portugal está dependente das eleições de domingo, pois a participação no empréstimo do FEEF tem de ser decidida pelo parlamento finlandês.

De acordo com Martti Salmi, a oposição social-democrata finlandesa falam da reestruturação da dívida portuguesa como uma alternativa aos empréstimos.

Portugal pode vir a receber ajuda de três partes: do Fundo Monetário Internacional (FMI), do mecanismo europeu de estabilização financeira, e do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira. Deste último podem chegar 440 mil milhões de euros, o valor mais elevado do total dos empréstimos.

O ministro da Presidência do Conselho de Ministros já reagiu à possibilidade de a Finlândia não aceitar participar no empréstimo a Portugal. Depois do Conselho de Ministros, Pedro Silva Pereira referiu que sem um “espírito de solidariedade é o próprio projecto europeu que tem a perder”.